29/08/2019 Solenidade de Lançamento do Projeto em Frente Brasil Foto: Carolina Antunes/PR

Genial/Quaest: Moro se consolida como 3ª via e ganha espaço de Bolsonaro

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

Após entrar na corrida para as eleições de 2022, no mês passado, o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) está se firmando como o principal nome da terceira via para a concorrer à Presidência da República e, faz isso ganhando espaço do presidente Jair Bolsonaro (PL), conforme dados da edição de dezembro da Pesquisa Genial-Quaest, divulgada nesta quarta-feira (08/11).

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve-se na liderança das intenções de voto em um eventual primeiro turno e não apresentou perda da base com o fortalecimento de Moro nos quatro cenários da pesquisa de intenção de voto, com percentuais variando entre 46% e 47% das respostas. Nos cenários em que o ex-juiz foi citado, o ex-juiz teve de 10% a 11%, mas Bolsonaro passou de 27% para 23%. Já  Lula, Passou de 48% para 47% no primeiro cenário e de 47% para 46%, no segundo.

 

“No campo eleitoral, Lula continua absoluto na liderança e Moro virou um problema para Bolsonaro. Na edição de novembro, Moro tinha 8% das intenções de voto para a Presidência e, agora, passou para 10% a 11% das intenções de voto”, explicou Felipe Nunes, coordenador da pesquisa e CEO da Quaest, em entrevista ao Blog. “Moro está tirando um pedaço do eleitorado de Bolsonaro e está se tornando um real competidor, porque tem rejeição menor do que o atual presidente”, destacou.

 

Segundo o especialista, os dados mostram que Moro está se consolidando como alternativa da terceira via. “Moro está vagarosamente ocupando um espaço de quem é nem Lula, nem Bolsonaro”, afirmou Nunes. “Mas ele precisa modular o discurso. A rejeição é muita alta, só abaixo da de Bolsonaro: 61% das pessoas que conhecem o ex-juiz dizem que não votariam nele”, acrescentou.

 

De acordo com Nunes, nos recortes da pesquisa mostram que Moro está tomando espaço de Bolsonaro e Ciro. Quando ele é retirado da disputa, quem mais ganha é Bolsonaro.  Também na simulação de segundo turno há um sinal positivo para Moro: ele perde para Lula de 53% a 29%, mas em outubro a diferença era de 35 pontos percentuais.

 

Conforme os dados da pesquisa Genial/Quaest, Moro se isolou dos adversários mais diretos pelo terceiro lugar nos cenários de intenção de voto estimulada para o primeiro turno. O ex-juiz tem 11% das preferências no cenário com Lula, Bolsonaro e com Ciro Gomes (PDT); e 10% no cenário mais completo, onde Ciro tem 5%, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB)m tem 2% e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), 1%. A pré-candidata do MDB, a senadora Simone Tebet (MS), cuja candidatura será lançada hoje, não foi citada na pesquisa.

 

Segundo turno 

 

Se a eleição fosse hoje, Bolsonaro perderia para Lula, Moro ou Ciro, de acordo com a pesquisa. Em um eventual segundo turno contra o ex-juiz, o placar seria de 34% a 31% a favor de Moro. Ciro tem uma vantagem maior do que o ex-juiz sobre o atual presidente, de 39% contra 34%. E, em um embate com Lula, o atual presidente perderia com um placar de 55% a 31%.

 

Como na pesquisa anterior, o petista vence em todos os cenários de segundo turno e manteve a possibilidade de levar a eleição já no primeiro turno, com 52% dos votos válidos.

 

A pesquisa Genial/Quaest foi feita entre os dias 2 e 5 de dezembro com 2.037 entrevistas presenciais em todos os estados brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo.