ROSANA HESSEL
Os eleitores brasileiros não escolhem o candidato para as eleições de outubro por suas esposas, de acordo com novo recorte da 15ª edição da pesquisa Genial/Quaest comparando o que pensam os leitores sobre a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e a esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Rosangela da Silva, mais conhecida como Janja.
Conforme o levantamento divulgado nesta sexta-feira (19/8), Michelle, que vem aparecendo mais na campanha eleitoral para melhorar a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (PL), é mais conhecida entre os eleitores do que Janja. Enquanto a primeira-dama tem imagem positiva para 34% dos entrevistados, a esposa de Lula tem a mesma avaliação de 10%. Janja é desconhecida por 77% dos eleitores e Michelle, por 39%.
De acordo com a pesquisa, as opiniões sobre as esposas dos dois principais candidatos têm influência muito reduzida na corrida eleitoral. Para 77% dos eleitores, Michelle não interfere na escolha do candidato, índice que é igualmente alto entre evangélicos: 72%. Janja também não influi na escolha do presidente, pois 81% afirmaram que o voto independe da opinião sobre ela.
Diferença entre religiões
Entre os evangélicos, a diferença entre as duas é mais acentuada, segundo o levantamento. Michelle tem avaliação positiva de 52% e Janja, de 7%. Entre os católicos, a diferença diminui, pois Michelle tem imagem positiva entre 27%, e Janja, 12%.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 11 e 14 de agosto, em entrevistas nas casas dos eleitores em 27 unidades da federação.