CBNFOT140120213392 Crédito: Edilson Rodrigues/Agencia Senado. Senador Rodrigo Pacheco ( DEM MG ).

Fala de candidato de Bolsonaro ao Senado mexe com os mercados

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

O candidato à presidência do Senado apoiado pelo Palácio do Planalto, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), mexeu com os mercados nesta quinta-feira (21/01) após afirmar que o teto de gastos –emenda constitucional que limita o aumento das despesas à inflação do ano anterior — “não é intocado”.

 

“O teto não pode ser intocado em um momento de extrema necessidade em que é preciso salvar vidas. Obviamente, essa rigidez pode eventualmente ser relativizada, mas vamos trabalhar muito para que não seja relativizada”, disse Pacheco, em entrevista ao Estadão e à Agência Estado. Ele defendeu uma solução para “remediar o problema dessas pessoas mais vulneráveis, seja com auxílio emergencial renovado, seja com incremento do Bolsa Família”. Procurado, o Ministério da Economia não comentou o assunto. Em outra entrevista, à Bloomberg Pacheco admitiu que o governo poderá “sacrificar algumas premissas econômicas” para socorrer os mais vulneráveis em meio à pandemia.

 

O economista-chefe do Banco Fator, José Francisco de Lima Gonçalves, destacou que a fala de Pacheco admitindo que governo poderá “sacrificar algumas premissas econômicas” para manter alguma forma de socorro às vítimas do distanciamento social com a permanência da epidemia aumentou a desconfiança do mercado no governo. “A iminência de a disputa no Congresso ser resolvida e a piora da situação de Bolsonaro assustam o mercado e criam situação de incerteza que se adiciona à global”, destacou.

 

Um dia após o Comitê de Política Monetária (Copom), reconhecer piora no cenário das estimativas de inflação e reforçar a preocupação com os riscos fiscais, retirando o instrumento que sinalizava a manutenção dos juros por um período mais prolongado, a desconfiança com os mercados só aumentou com as declarações de Pacheco e a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) oscila bastante durante  o dia de hoje. Chegou atingir a mínima de 117.785 pontos, tombo de 1,5% sobre o valor de abertura.

 

Pouco depois das 16h, registrava queda de 0,73%, a 118.767 pontos.  Enquanto isso, o dólar que, caiu no mundo com a posse de Joe Biden, ontem, avançava 1,49% sobre o real, sendo vendido a R$ 5,39.

 

Vale lembrar que Pacheco tem o apoio de uma aliança de nove partidos, incluindo os de oposição ao Planalto, como o PT. A votação é secreta, mas essas bancadas garantiriam, pelo menos, 41 votos, maioria que garante vitória para a candidatura à presidência da Casa. A principal adversária de Pacheco, a senadora Simone Tebet (MDB-MS), fechou uma aliança de quatro legendas totalizando 28 senadores.