4B5F6D75-9AA7-4A95-B5E7-E6F85C32F989

Explosões de bombas da Segunda Guerra Mundial assustam Berlim

Publicado em Economia

Por MÔNICA CABAÑAS, de Berlim

 

Ao escolher um destino para passar as férias neste extraordinariamente quente verão europeu, nem imaginava o que iria ocorrer a 5 km da casa da árvore que alugamos. Para que não fiquem curiosos, eu conto em detalhes. Às 4h da madrugada do dia 4 deste quente agosto, acordamos com a casa sacudindo forte. Neste momento pensei que estava na Cidade do México, local onde vivi por 5 anos e 4 meses, e que um novo terremoto acontecia. Ao realmente despertar, me lembrei que estava na cidade de Berlim, Alemanha, à beira do Lago Krummel Lanke.


O que levou nossa casa a balançar e fazer com que sentíssemos estar na passagem para o primeiro dia do ano em Copacabana foi a explosão de um depósito de artefatos bélicos da II Guerra Mundial em plena floresta de
Grunewald, na região oeste de Berlim. Este deposito, construído em 1950 para armazenar as bombas encontradas em diferentes lugares da cidade alemã, possuía 25 toneladas de explosivos de toda natureza, mas, principalmente, os encontrados na reconstrução da cidade – de modo especial na Berlim Ocidental – e até hoje achados. Especialistas dizem que, nas obras, nas reformas e em diferentes escavações de Berlim, são encontradas duas bombas da II Guerra Mundial por dia.

 

O corpo de bombeiros e a policia de Berlim, juntamente com o Exército e a Polícia Federal vêm realizando um trabalho exaustivo para conter o incêndio que atingiu o depósito de bombas da Grande Guerra, como também toda a floresta ao seu redor. A grande questão é que , por tratar-se de um depósito de explosivos altamente perigosos, os efetivos das forcas conjuntas que trabalham no local ainda não puderam entrar no local do incêndio. Na região trens, metrô e a autopista A 115 foram interditados e só recentemente os trens foram autorizados a circular. A autopista que liga o centro de Berlim ao anel viário da cidade segue fechada.

 

Os motivos que levaram a explosão ainda não são conhecidos e serão objeto de uma investigação sobre o tema, mas uma das possibilidades levantadas é de que o incomum calor extremo prolongado teria aumentado os riscos para explosões. A resposta final sobre as causas somente saberemos nos próximos dias, ou até mesmo meses.

 

O aprendizado que fica para mim, brasileira que nunca teve em solo do seu país um conflito de proporções mundiais, é que guerras não se acabam quando se assina o acordo de paz. Após iniciadas, elas sempre terão consequências sérias nas vidas cotidianas das populações, mesmo que passem 77 anos do seu final.

 

É sempre importante ter presente que a II Guerra Mundial e a ascensão do nazismo no mundo começaram com a escolha, por meio das eleições alemãs de 1933, do partido nazista, onde 1/3 da população da Alemanha optou por um dirigente que, abertamente, defendia o rearmamento e o posicionamento bélico do país.