GuedesCCJ Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“Estamos todos debaixo do mesmo teto”, diz Guedes ao lado de Marinho

Publicado em Economia

Numa clara tentativa de apaziguar os ânimos e pôr fim, pelo menos publicamente, à guerra que travam nos bastidores do governo, os ministros da Economia, Paulo Guedes, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, posaram para fotos e disseram que estão “debaixo do mesmo teto”.

 

Foi uma referência ao teto de gastos, pivô da batalha entre os dois. “Estamos todos debaixo do mesmo teto”, afirmou Guedes, durante entrevista coletiva à imprensa na qual criticou, com veemência, a decisão do Senado de derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto que permite reajuste a servidores públicos. “Um desastre, um crime contra o país”, enfatizou.

 

Marinho procurou, a todo tempo, mostrar empatia ao lado de Guedes, que o acusou de ser um “ministro fura-teto”. Marinho vem pressionando a pasta da Economia a ampliar as despesas para obras públicas, vitais, segundo ele, para sustentar o aumento da popularidade do presidente da República e ajudar na recuperação mais rápida da atividade econômica.

 

Juros mais baixos para moradia

 

Para demonstrar que, agora, vão andar de mãos dadas, numa relação de paz e amor, os dois ministros anunciaram a redução dos juros para os financiamentos habitacionais da faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, que passará a se chamar Casa Verde-Amarela.

 

Segundo Guedes, a medida vem em boa hora, pois está havendo uma expressiva reação da construção civil, o que sustenta a economia. Marinho acrescentou que pelo menos 1 milhão de famílias de baixa renda serão beneficiadas pelo programa de moradias.

 

Brasília, 21h07min