Dinheiro Governo deve antecipar o 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS. Foto: Daniel Alves/CB/D.A Press

“Estamos prontos para pagar o 13º antecipado”, diz presidente do INSS

Publicado em Economia

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, afirma que o órgão está pronto para pagar, antecipadamente, as duas parcelas do 13º salário de aposentados e pensionistas da Previdência.

 

“Caso o governo federal decida antecipar o 13º salário para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios, o INSS operacionaliza rapidamente o sistema”, diz Stefanutto. A expectativa é de que o salário extra seja quitado em maio e em junho.

 

A decisão sobre a antecipação do 13º para segurados do INSS está com o Ministério da Fazenda, que tem feito os cálculos sobre a viabilidade de se repetir o que se viu em 2023, com a quitação do benefício no meio do ano.

 

39 milhões de beneficiados

 

Segundo dados dos INSS, mais de 39 milhões de segurados têm direito a receber o 13º salário, dos quais 26,1 milhões ganham um salário mínimo. A folha deve custar aproximadamente R$ 76 bilhões.

 

Para aposentados e pensionistas, a antecipação do 13º é um alívio, pois muitos começaram o ano no aperto, inclusive com dívidas em atraso. Boa parte dos segurados do INSS é arrimo de família, ou seja, a principal fonte de renda da casa.

 

Essa realidade é muito evidente no Nordeste. Tanto que a primeira semana do mês, quando são pagos dos benefícios do INSS, é chamada de semana dos aposentados. No mesmo dia em que eles recebem, vão às compras de gêneros de primeira necessidade.

 

Impacto no PIB

 

O governo acredita que, com a antecipação do 13º, terá mais um instrumento para incrementar o consumo das famílias e, por tabela, o Produto Interno Bruto (PIB). O 13º antecipado se somará aos R$ 30 bilhões que serão quitados em precatórios, dívidas em atraso reconhecidas pela Justiça.

 

O governo acredita que o PIB deste ano crescerá mais do que 2% e boa parte do mercado, que estava cético em relação ao desempenho da economia, começa a endossar tal previsão. O consumo das famílias tem sido uma das principais alavancas do avanço da atividade.

 

Segundo o economista Eduardo Velho, sócio e estrategista da JF Trust Investimentos, o impacto do 13º salário de aposentados e pensionistas não pode ser relativizado, a despeito de ser sazonal e já estar precificado. “Essa antecipação, inclusive, mudou o padrão sazonal do consumo, que era concentrado em novembro e dezembro”, explica.

 

Ele destaca, ainda, que a desaceleração da inflação potencializa o impacto do 13º antecipado INSS. “São medidas que vão se somando. Daqui por diante, vamos ver o impacto da redução dos juros na demanda de empréstimos pelas pessoas físicas”, frisa.