Enfim, Míriam Belchior é demitida da presidência da Caixa

Publicado em Sem categoria

Demorou, mas o presidente interino, Michel Temer, demitiu hoje Míriam Belchior da presidência da Caixa Econômica Federal. A exoneração da petista foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira. Havia uma grande expectativa quanto à decisão do peemedebista de mudar o comando da instituição, que vem apresentando péssimos resultados e pode exigir capitalização por parte do Tesouro Nacional.

 

Neste primeiro momento, Miriam será substituída interinamente pelo vice-presidente de tecnologia da informação da Caixa, Joaquim Lima de Oliveira, funcionário de carreira. Ele tem 59 anos e entrou no banco em 1979. Já foi vice-presidência de Governo e Loterias. A perspectiva, no entanto, é de que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e Temer batam o martelo sobre o nome do futuro presidente da Caixa ainda nesta semana. O nome ainda mais forte é o de Gilberto Occhi, também funcionário de carreira do banco, mas indicado pelo PP.

 

Míriam é considerada uma da piores comandantes que a Caixa já teve. Desde que assumiu a instituição, os resultados só pioraram. Ela provocou comoção entre os empregados do banco ao promover um programa de reestruturação sem qualquer discussão. A demissão dela trouxe euforia entre os funcionários da Caixa.

 

 

Brasília, 08h45min