0e5f512c-28df-4da1-bc6b-3e84827d528f

Empresários fazem documento em apoio a Apex em Portugal

Publicado em Economia

Mais de uma centena de empresários, investidores e intelectuais encaminharam uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em apoio à abertura de um escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Portugal.

 

O documento foi entregue ao presidente da Apex, Jorge Viana, pelo executivo André Barbieri, do Banco Master, em Angola, durante a visita de Lula ao país africano. Veja íntegra do documento:

 

“Inicialmente, o cumprimentamos pelos esforços que Vossa Excelência tem pessoalmente empreendido para o incremento da relação comercial e política do Brasil com o mundo. Acreditamos que nosso país, especialmente pelo potencial das empresas nacionais, pode ter uma participação bem mais relevante no comércio internacional, que gera divisas e fomenta o desenvolvimento.

Nesse contexto, como brasileiros, interessados no mercado português e europeu, celebramos a realização da cúpula Brasil-Portugal de 2023, que inaugurou formalmente uma fase do diálogo institucional do Brasil com Portugal, país irmão que representa uma valorosa ponte brasileira com a Europa e com os ideais fundamentais que nos unem.

O anúncio público, feito por Vossa Excelência, da instalação de um escritório da ApexBrasil em Portugal, no intuito de alargar essa ponte e conferir materialidade às oportunidades, foi particularmente alvissareiro. Os signatários desta carta, independentemente de questões ideológicas, têm o entusiasmo de expressar o firme apoio à intensificação da política pública que vise promover e incentivar as empresas brasileiras a exportarem seus produtos para a Europa e realizarem investimentos conjuntos com os contratantes europeus.

Nesse contexto, o apoio de uma estrutura profissionalizada e experiente a ser montada na ApexBrasil seria fundamental. Em um cenário global cada vez mais competitivo, a expansão dos mercados de exportação é fundamental para a sustentabilidade e crescimento das empresas nacionais.

A Europa, como um dos principais polos econômicos do mundo, oferece oportunidades significativas para o fortalecimento da nossa economia por meio da exportação de bens e serviços. A diversificação das relações comerciais não apenas impulsiona os setores produtivos, mas também aumenta a resiliência da economia brasileira a flutuações a choques internacionais.

Sendo Portugal nossa pátria irmã na língua, e, sendo a língua nossa pátria, como disse Fernando Pessoa, nos parece ser o local ideal para funcionar como facilitador para os negócios brasileiros na Europa, em especial na nova realidade com a implementação do acordo comercial União Europeia-Mercosul.

Portanto, encorajamos veementemente a ampliação do apoio governamental e das políticas públicas que visem facilitar o processo de exportação para a Europa: financiamento facilitado, assistência técnica e capacitação empresarial são alguns dos recursos que podem ser disponibilizados para tornar essa iniciativa um sucesso.

Além disso, a promoção de acordos comerciais e parcerias estratégicas com países europeus é fundamental para a redução de barreiras comerciais e facilitação dos trâmites aduaneiros. Essas são tarefas importantes que demandam coordenação e foco local e podem ser mais efetivamente executadas após a materialização do escritório da ApexBrasil em Portugal.

Empresários, investidores, profissionais liberais e acadêmicos que diretamente, ou indiretamente — através das suas empresas, instituições, clientes e publicações — atuam para expandir o mercado dos produtos e serviços brasileiros em Portugal e na Europa.”