Lula Foto: JULIEN DE ROSA / AFP

Depois de muito relutar, governo português informa horários de encontros com Lula

Publicado em Economia

O governo português e o PT vinham relutando em divulgar a agenda do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em Portugal, por temor de tumultos, mas, depois de muita pressão, saiu a confirmação de horários e locais dos encontros entre os líderes.

 

Às 17h (horário de Lisboa) desta sexta-feira, 18 de novembro, Lula se encontrará com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, no Palácio de Belém. Às 20h, será a vez de o primeiro-ministro, António Costa, receber o líder brasileiro. Será o primeiro encontro bilateral de Lula, após as eleições, com chefes de governo de um país estrangeiro.

 

No sábado, 19 de novembro, estão previstos encontros de Lula com associações e coletivos sociais no núcleo do PT em Lisboa. O horário e o local ainda não estão definidos. Antes das eleições presidenciais, esses grupos realizaram uma série de manifestações em favor do petista em Portugal, onde ele venceu a disputa.

 

A presença de Lula em Lisboa reforça o reatamento das relações entre Brasil e Portugal. Durante os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro, os dois países se distanciaram. O atual presidente brasileiro nunca visitou o país europeu, o que nunca havia ocorrido desde a redemocratização do país.