CBPILU071020141872 Crédito: Kleber Sales/CB/D.A Press.

CVM condena operador que atuava irregularmente na Bolsa

Publicado em Economia

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), responsável pela regulação e fiscalização do mercado de capitais, aplicou multa de R$ 250 mil a Silvio Teixeira de Souza Junior, acusado de operar irregularmente com ações, ludibriando investidores.

 

Segundo a CVM, Sílvio Teixeira de Souza Junior operava com clientes das corretora Itaú, Ágora (do Bradesco) e Banif (agora CGD Investimentos) sem ter qualquer autorização para tal. Ele foi condenado por administração irregular de carteira e práticas não equitativas no mercado.

 

Além da multa, Souza Junior está proibido de operar direta ou indiretamente, pelo prazo de 6 anos e 8 meses, em qualquer modalidade no mercado de valores mobiliários. As irregularidades cometidas por ele ocorreram entre 2011 e 2012.

 

Alertas

 

A CVM tem feito uma série de alertas sobre pessoas que se passam por operadores e aplicam golpes. Muitos deles apresentam facilidades de ganhos, oferecendo sistemas de pirâmides, quer dizer, prejuízo na certa. Por isso, a importância de se informar sobre os profissionais contratados.

 

Tanto a CVM quanto a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) têm uma lista com todas as instituições e todos os profissionais autorizados a operar no mercado. É possível, também, pesquisar o histórico das instituições e o retorno dos investimentos que oferecem.

 

Não exitem facilidades no mercado financeiro. Todos os investimentos têm riscos. Por isso, desconfie de todas as propostas de ganhos fáceis. Se cair nesse discurso, com certeza, perderá dinheiro.

 

Brasília, 16h01min