Senador Lindbergh Farias vai ao STF contra sabatina de Goldfajn na CAE

Publicado em Sem categoria

POR ANTONIO TEMÓTEO

 

Membro da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) irá ao Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a anulação da sabatina de Ilan Goldfajn, indicado pelo presidente da República interino, Michel Temer, para presidir o Banco Central (BC).

 

Em questão de ordem do senador Telmário Mota (PDT-RR), o plenário da CAE decidiu votar a indicação de Goldfajn antes do fim dos questionamentos dos senadores. A presidente do colegiado, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), acatou o questionamento porque isso ocorreu em outras votações no Senado. Entretanto, ela comentou que não era favorável a essa medida.

 

Lindbergh Farias também se mostrou contrário à medida, mas foi voto vencido no colegiado. Conforme ele, a decisão desrespeita a Constituição Federal e vai contra ao que é praticado pelas autoridades monetárias de diversos países. “As sabatinas para indicados para o Federal Reserve (FED), nos Estados Unidos, duram um dia inteiro. Isso é uma vergonha”, disse Farias.