Na categoria veículo impresso não diário, a vencedora foi a revista Bloomberg Business Review, do México. Como jornal impresso fora das capitais, venceu a publicação Mercados y Regiones, do Peru. Duas reportagens também foram premiadas: “A saída dos Estados Unidos de acordo comercial favorece o Peru?”, de Daniel Macera, publicada no El Comercio, do Peru, e “A arte de negociar com Trump”, de Verónica Garcia de León Robles, veiculado na revista Expansión, do México.
Para Joaquín Garralda, decano no IE Business School, o prêmio é um reconhecimento ao jornalismo econômico, que tem a importante missão de explicar à sociedade como a economia está ligada a questões sociais, sobretudo em tempos tão turbulentos. Na avaliação de Antonio Perez-Hernandez y Torra, presidente da Casa América em Madri, onde foi a cerimônia de premiação, o jornalismo sério merece todo o reconhecimento num momento em que as fakes news insistem em desinformar a população.
Referência
Representando o Correio, o editor executivo Vicente Nunes ressaltou que o jornal se tornou referência na cobertura econômica. Não por acaso, entre 2004 e 2015, o Correio foi finalista 11 vezes no Prêmio Esso de Jornalismo Econômico, o mais importante da categoria no Brasil, vencendo em três edições: 2009, 2014 e 2015. Segundo o embaixador do Brasil na Espanha, Pompeu Andreucci, o Correio, com seu relevante jornalismo, eleva o nome do país no exterior.
No entender de Davi Tuesta, diretor de Assuntos Estratégicos da CAF, o banco de desenvolvimento da América Latina, os jornalistas têm a importante missão de levar a verdade à população, com responsabilidade e seriedade. Guilhermo Gonzáles Vallina, diretor de Vendas da empresa aérea Ibéria, disse que o desejo de todos é que o jornalismo continue a mudar o mundo, reverberando o que pensa a sociedade. Segundo José Luis Gómes, diretor-gerente dos jornais El País e Cinco Dias, ao se comprender a economia, pode-se entender todos os movimentos sociais.
Na avaliação dos organizadores do prêmio, a escolha do Correio como melhor jornal impresso diário ibero-americano decorreu, pricincipalmente, da capacidade de seus profissionais de tratarem os temas econômicos com a relevância que merecem, mas, ao mesmo tempo, informar seus leitores com uma linguagem simples. É esse o caminho para educar a sociedade, especialmente no que se refere a questões financeiras. Mais de 100 veículos de imprensa se inscreveram na oitava edição do prêmio concedido pelo IE Business School e mais de 250 matérias foram avaliadas.
Brasília, 17h38min