AlexandreTCU Reprodução da internet

Corregedor do TCU pede que PF abra inquérito contra auditor de “estudo paralelo”

Publicado em Economia

O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), pediu à Polícia Federal que abra inquérito para apurar as ações do auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, responsável pela elaboração de um “estudo paralelo” apontando que pelo menos 50% das mortes por covid-19 não teriam ocorrido.

 

Segundo o auditor, os governadores teriam inflado os números para que pudessem receber mais verbas do governo federal. O “estudo paralelo” foi citado pelo presidente Jair Bolsonaro para atacar os críticos. Um dia depois, porém, Bolsonaro admitiu que havia errado e que “o estudo” não era do TCU, que também desmentiu a farsa em nota.

 

Nesta quarta-feira (09/06), o ministro Bruno Dantas pediu, oficialmente, a abertura de processo administrativo disciplinar contra Alexandre, tendo como base matérias publicadas pelo Blog. A meta é  apurar a “possível prática de infração funcional”.

 

Dantas também pediu o afastamento preventivo do auditor federal de controle externo como medida cautelar e “a fim de que ele não venha a influir na apuração da irregularidade, na forma do art. 147 da Lei
8.112/1990”.

 

O pedido reforça à Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e à Secretaria de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (Setic) do TCU para que realizem o imediato bloquei do login do servidor em todos os
sistemas do Tribunal.

 

Brasília, 12h01min