E4879622-5327-4855-80D0-A0883BB91595

Coração de Dom Pedro I obriga diplomatas a entrarem pela porta dos fundos do Itamaraty

Publicado em Economia

A exposição do coração de Dom Pedro I no salão nobre do Itamaraty está provocando transtornos para funcionários da instituição e causando irritação em muitos deles.

 

Por questão de segurança, diplomatas, independentemente das patentes, e demais servidores estão sendo obrigados a entrar pelas portas dos fundos do Itamaraty. Tem gente que não se conforma de descer do salto alto.

 

“Absurdo”, “quanta bobagem”, “onde se viu isso”, “a que ponto chegamos”, “tudo isso é para  uso político”. As reclamações são muitas e ouvidas diariamente pelos porteiros do Bolo de Noiva, por onde os diplomatas estão entrando para o trabalho.

 

O coração de Dom Pedro I foi emprestado por Portugal para as comemorações dos 200 anos da independência do Brasil. A relíquia ficará no Brasil por três semanas, até 8 de setembro.

 

O presidente Jair Bolsonaro acredita que a presença do coração de Dom Pedro I no Brasil poderá reforçar junto aos eleitores o sentimento de patriotismo do qual ele tenta se apoderar. E crê em mais votos para a reeleição.

 

Atualização do Post

 

O Itamaraty informou ao Blog que todas as portas de entrada do órgão já estão liberadas. Houve um fechamento em parte da terça-feira (23/08), por conta da cerimônia com o coração de Dom Pedro I no Palácio do Planalto.

 

Segundo o Itamaraty, como a Esplanada foi fechada na altura de seu prédio, por segurança, foi proibida a entrada pelas portas principais. Mas tudo voltou à normalidade no mesmo dia. Não foi mais preciso direcionar todos pela porta dos fundos.