Consumidor brasiliense reclamou 26% mais no primeiro trimestre de 2018

Publicado em Economia

HAMILTON FERRARI

Num especial sobre o aniversário de Brasília, que ocorre neste sábado (21/4), o portal Reclame Aqui fez um levantamento inédito sobre as queixas dos consumidores da capital federal. O site registrou, no primeiro trimestre de 2018, que houve uma alta de 26% nos problemas em relação ao mesmo período do ano passado.

O site analisou o perfil das reclamações dos consumidores da cidade. A maior parte é do sexo masculino (55%). Além disso, as críticas são mais frequentes entre os brasilienses de 25 e 34 anos: cerca de 35% das pessoas. Em seguida, entre os de 35 a 44 anos, com 29%, e de 45 a 54 anos, registrando 19%.

 

Nos três primeiros meses deste ano, o Reclame Aqui computou 30,1 mil queixas em Brasília, frente os 23,8 mil no mesmo período de 2017. O Distrito Federal ficou em nono lugar no ranking entre todas as unidades da federação e é líder na lista quando comparado com os outros estados do Centro-Oeste.

 

As reclamações vêm crescendo sequencialmente nos últimos quatro trimestres pesquisados. As principais insatisfações ocorreram com vendas do e-commerce, que teve uma elevação de 14,6% no nível de queixas. Em seguida, aparecem a telefonia celular (8,5%), bancos (5,9%), cartões de crédito (4,8%) e TV por assinatura (4,6%).

 

De acordo com o portal, os termos mais usados para as críticas foram “cobrança indevida”, “atraso de entrega”, “cancelamento de compra”, “descaso no atendimento”, “problemas com estorno”, “produto não entregue” e “problemas com o pagamento”.

 

Segundo o presidente do portal, Maurício Vargas, o consumidor brasiliense está cada vez mais consciente sobre seus direitos e, por isso, procuram as empresas não apenas para reclamar, mas, também, para resolver o problema.

 

“As companhias devem ficar muito atentas com a representatividade dos consumidores do Distrito Federal, que está entre os 10 estados brasileiros e é o maior da região Centro-Oeste com mais reclamações registradas no primeiro trimestre deste ano”, ressaltou Vargas.

 

O portal enviou a pesquisa com exclusividade para o Blog.

 

Brasília, 18h39min