“Vivemos em um ambiente informacional dinâmico e volátil. Nesse espaço, flui um volume avassalador de informações. Conseguir processar tamanha quantidade e dela extrair os conteúdos mais fiéis, exige a busca da verdade dos fatos”, afirma o general. Que acrescenta: “Por isso, muita cautela com o que circula nas mídias sociais!”
Para o general, é preciso que os soldados “analisem, com critério, e façam a correta interpretação das informações que acessam ou recebem, mas, principalmente, confiem, ainda mais, em seus comandantes e chefes, em todos os escalões hierárquicos. Eles estão investidos de autoridade e responsabilidade para transmitir a vocês a melhor, mais ética e profissional leitura dos acontecimentos, além de orientá-los no correto caminho a seguir para o cumprimento do dever”.
O discurso do comandante do Exército vinha sendo preparado para o Sete de Setembro. Mas acabou adiado diante da polêmica criada pelo presidente Jair Bolsonaro, que transformou o Dia da Independência em um chamado para que seus apoiadores saíssem às ruas em apoio ao governo e com ataques à democracia.
No mesmo discurso, o general deixou claro que não há espaço para a política dentro dos quartéis. “Concito a todos a manter o foco em suas atribuições, desempenhar, com a dedicação de sempre, as suas tarefas diárias e preservar a união e a coesão, tendo sempre como base sólida a hierarquia e a disciplina, verdadeiros apanágios de nossa vocação militar”, frisa.
Assista à íntegra do discurso do general Paulo Sérgio.
Brasília, 21h40min