Banco do Brasil Banco do Brasil vai reforçar presença em Portugal Foto: Minervino Júnior/CB/DAPress

Com recorde de brasileiros, Banco do Brasil reforça presença em Portugal

Publicado em Economia

Depois de fechar todas as agências de rua que tinha na Europa, inclusive a de Lisboa, o Banco do Brasil vai reforçar o escritório que foi mantido em Portugal para atender empresas exportadoras.

 

A meta, num primeiro momento, é ampliar os serviços para pessoas físicas de alto poder aquisitivo.

 

Sabe-se que muitos brasileiros que emigraram para Portugal têm patrimônio elevado. Não por acaso, estão entre os maiores compradores de imóveis avaliados em mais de 1 milhão de euros (R$ 5,5 milhões).

 

O trabalho de expansão do Banco do Brasil em Portugal será comandado pela executiva Karen Machado.

 

Segundo o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, é fundamental que o BB aumente a sua presença no país europeu, onde há um número recorde de brasileiros morando, trabalhando e estudando.

 

Dados mais recentes divulgados pelo sistema de imigração português apontam que a comunidade brasileira chega a 400 mil e pelo menos 150 mil esperam pela regularização da documentação. Nas contas do embaixador, esse número passa de 600 mil, por causa daqueles que têm dupla cidadania e não entram nas estatísticas de estrangeiros.

 

Nas projeções do especialista em imigração e advogado Fábio Pimentel, até 2028, serão 1 milhão de brasileiros vivendo em Portugal, o correspondente a 10% da população atual do país. “A tendência é de forte crescimento dessa comunidade”, ressalta ele.

 

A meta de Carreiro é incluir o reforço do BB em terras lusitanas, inclusive com agências de rua, na pauta da reunião de Cúpula entre Brasil e Portugal marcada, a princípio, para abril de 2024, em Brasília. A data definitiva dependerá do resultado das eleições legislativas a serem realizadas em 10 de março próximo.