Canteiro de obras
CBPFOT110920204182 Crédito: Vinicius Cardoso Vieira /CB/D.A Press. Canteiro de obras

CNI: Confiança do empresário da construção civil melhora em junho

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (ICEI-Construção), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI),cresceu 2,9 pontos em junho, alcançado 58,9 pontos, conforme dados divulgados pela entidade nesta sexta-feira (25/06). Esse é o segundo aumento consecutivo do indicador, revertendo a maior parte da queda de confiança registrada desde o início de 2021 até abril, conforme dados da entidade.

O índice varia de 0 a 100 e dados acima da linha de corte de 50 pontos indicam que os empresários estão confiantes. O resultado atual, segundo a CNI, mostra que a confiança está se tornando mais forte e disseminada, mas o emprego no setor continua fraco.

 

A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) manteve-se estável em 63%. Segundo a entidade, o indicador contrasta com o nível observado em maio de 2020, quando o setor sentia os efeitos da crise econômica causada pelo surgimento da pandemia da covid-19 no Brasil. Naquele mês a UCO foi de 53%.

 

Os níveis de atividade e emprego do setor, entretanto, apresentam queda, embora em um ritmo inferior às dos cinco meses anteriores. O índice de evolução do nível de atividade da Indústria da Construção foi de 48,4 pontos em maio. Por situar-se abaixo da linha divisória de 50 pontos, sinaliza queda na atividade com relação ao mês anterior. Em abril, o indicador estava em 46,5 pontos. O índice de evolução do emprego ficou em 48,2 pontos, indicando queda com relação ao mês anterior. É o sexto mês consecutivo de queda.