CEB elege novos integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

Os acionistas da Companhia Energética de Brasília e da CEB Distribuição elegeram os novos membros  dos conselhos de Administração e Fiscal da empresa. A escolha dos integrantes privilegiou a experiência profissional no mercado, segundo fontes da empresa, que deverá divulgar o nome dos integrantes no fim da tarde desta quinta-feira (02/05). O mandato dos novos conselheiros será de um e dois anos. . Também foram eleitos representantes dos funcionários.

 

Na Companhia Energética de Brasília (CEB), a CEB  Holding, o presidente do Conselho de Administração eleito é Ivan Marques de Toledo Camargo, professor de engenharia elétrica e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB) e conceituado especialista da área de energia. Ele também foi superintendente de Regulação da Distribuição da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e representante da academia no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

 

Também integram o Conselho de Administração da CEB Holding o presidente da empresa, Edison Garcia; o executivo Walter Luis Bernardes Albertoni, conselheiro fiscal do Bradesco e ex-conselheiro da Petrobras; Bolívar Tarragó Moura Neto, presidente do Conselho Curador do FGTS, ex-diretor administrativo e financeiro da Telebras e ex-vice-presidente de gestão de ativos da Caixa Econômica Federal; Handerson Cabral Ribeiro, presidente do Metrô e ex-diretor financeiro da Valec; Ricardo Bernardo da Silva, eleito pelos funcionários da CEB; Thiago Modesto Costa, vice-presidente do Conselho Administrativo da Areia Energia e ex-diretor da empresa; Marcelo Pacheco e Rafael Licurgo Leite, representantes dos acionistas minoritários.

 

Garcia destaca que “a CEB contará nos conselhos de Administração e Fiscal com executivos altamente capacitados e com grande experiência de mercado, que terão uma enorme contribuição a dar no esforço de recuperação da companhia, assegurando uma gestão profissionalizada”.

 

O executivo Reginaldo Ferreira Alexandre foi eleito para o Conselho Fiscal da CEB Holding. Ele integra atualmente os conselhos fiscais da Petrobras, da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Outro conselheiro eleito é o executivo Renê Sanda, que foi diretor de gestão de riscos do Banco do Brasil, diretor de investimentos da Previ e integra o Comitê de Auditoria da Dataprev. Também faz parte do Conselho
Fiscal o secretário de Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres. A eleição da presidência desse conselho ocorrerá na primeira reunião do colegiado.

 

O Conselho de Administração da CEB Distribuição será presidido pelo executivo Charles Lenzi, ex-presidente da Eletropaulo, a maior distribuidora de energia da América Latina que, atualmente, é presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel). Integram o colegiado os conselheiros José Antonio Coimbra, que presidiu o Conselho de Administração da Eletronorte e  ex-secretário-executivo do
Ministério de Minas e Energia. Maria da Penha Felipe Soares é a representante eleita pelos empregados da CEB Distribuição. Os demais Luiz Antônio Ehret, ex-diretor de Infraestrutura Rodoviária do Dnit; e Oswaldo Pinheiro Ribeiro Junior, ex-diretor jurídico da Geap.