CEB diz que pagou obrigações setoriais e vai aumentar tarifa na próxima segunda-feira

Publicado em Economia

SIMONE KAFRUNI

A CEB informou nesta quarta-feira que comprovou o pagamento de dívidas setoriais que impediam a distribuidora de praticar o reajuste médio de 6,5% deliberado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na reunião de ontem. O aumento passa a valer em 22 de outubro. Apesar de calcular o índice, o órgão regulador havia suspendido a autorização do reajuste porque a companhia estava inadimplente no setor elétrico.

“Em respeito às relações transparentes com nosso consumidor, comunicamos que a CEB Distribuição já demonstrou seu adimplemento em relação às obrigações intrassetoriais, estando devidamente certificada para atender à deliberação na data estipulada”, afirmou a companhia em nota.

Assim, a partir da próxima segunda-feira, os consumidores com fornecimento em baixa tensão, que são residências e comércios de pequeno porte, terão reajuste de 6,15% nas fatura de energia. Clientes conectados em alta tensão, como indústrias e os grandes comércios, terão aumento de 7,31%.

O Reajuste Tarifário Anual (RTA) é um dos mecanismos de atualização do valor da energia paga pelo consumidor, aplicado de acordo com fórmula prevista no contrato de concessão. Ao calcular o reajuste, a Aneel considera vários fatores não gerenciáveis pelas distribuidoras como o custo para aquisição de energia, os serviços de transmissão e os encargos setoriais.

O aniversário da RTA da CEB é em outubro. Porém, a cada quatro anos, as concessionárias também têm direito a uma Revisão Tarifária Extraordinária (RTE). No caso da CEB, a RTE foi em junho deste ano, quando a Aneel autorizou um aumento de 8,81%.

Somados os dois reajustes, os 1,1 milhão de consumidores atendidos pela distribuidora de Brasília terão suas contas de luz majoradas em mais de 15% este ano.