BTG Pactual e XP Investimentos dominam agendas de servidores públicos

Compartilhe

A guerra travada nos negócios entre o BTG Pactual e a XP Investimentos — a XP acaba de perder cerca de 20 executivos para o concorrente — estende-se à Esplanada nos Ministérios. As duas instituições financeiras disputam o domínio das agendas dos servidores públicos.

Levantamento feito pelo Blog ao longo de duas semanas com servidores do mais alto escalão a chefes de gabinete e secretárias aponta que o BTG Pactual e a XP lideraram os pedidos de conversas com integrantes do governo.

Ressalte-se: não há nada de ilegal nisso. Mas chama a atenção a constância com que funcionários das duas instituições tiveram acesso a pessoas do governo que decidem e a técnicos que estão trabalhando em projetos relevantes para a administração pública.

As conversas se dão de todas as formas: telefone, videoconferências, em almoços, troca de mensagens. O levantamento inclui o Banco Central, que, recentemente, limitou contatos com diretores da instituições financeiras, mas manteve as portas abertas para conversas informais.

Brasília, 15h29min

Vicente Nunes