Portugal Gripe está matando muita gente em Portugal

Brasileiros que estão em Wuhan já passaram por análise clínica e ficarão 18 dias isolados

Publicado em Economia

RENATO SOUZA

 

Todos os brasileiros que estão em Wuhan, na China, já passaram por análise clínica e nenhum deles apresentou sinais do coronavírus. Depois de embarcarem para o Brasil — devem chegar no país no sábado à noite ou na madrugada de domingo — ficarão isolados por 18 dias.

 

“Todos os brasileiros que estavam em Wuhan passaram por exames prévios para checagem das condições clínicas de viagem”, diz um técnico envolvido na operação de resgate dos brasileiros na China. Segundo ele, assim que eles chegarem no Brasil deverão permanecer por 18 dias isolados na Base Aérea de Anápolis. Eles serão monitorados três vezes ao dia.

 

“Esse isolamento será total, sem contato externo que coloque em risco a coletividade”, reforça o técnico. Ele destaca que os brasileiros repatriados não terão contato com a população, para evitar qualquer risco de contágio pelo coronavírus.

 

A determinação do governo é que os repatriados mantenham uma rotina de monitoramento da saúde, com exames e avaliações da presença de sinais e sintomas três vezes ao dia. “Também serão acompanhados durante todo o período por psiquiatras e psicólogos”, reforça outro técnico. Um integrante das Forças Armadas assinala que os brasileiros repatriados só sairão da quarentena depois de terem o resultado negativo para o coronavírus.

 

Tripulação

 

Já os tripulantes dos aviões que foram buscar os brasileiros na China e as equipes de saúde que tiverem contato eventual não ficarão em quarentena, mas serão monitorados duas vezes ao dia por 14 dias seguidos.

 

“Os profissionais de saúde e de apoio que entrarem em contato com os brasileiros repatriados e com os profissionais de saúde que viajaram para a China nessa missão usarão sempre equipamentos de proteção individual, como luvas, máscaras de proteção facial e óculos, para garantirem a própria segurança”, explica um integrante do governo.

 

Isso foi definido como forma de assegurar a ausência do novo coronavírus nas pessoas repatriadas, assim como na equipe que está trabalhando diretamente com elas. “Serão realizadas coletas de amostras para o novo coronavírus na admissão e no 14º dia de isolamento”, destaca.

 

Brasília, 18h31min