BolsonaroBrandao Foto: Alan Santos/PR - Presidente da República

Bolsonaro vai piar com André Brandão como piou com Waldery?

Publicado em Economia

Ninguém mais se surpreende com as bravatas com presidente Jair Bolsonaro. Mas muita gente da Esplanada dos Ministérios está se perguntando se o chefe do Executivo vai piar com o presidente do Banco do Brasil, André Brandão, como piou com o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.

 

Em setembro de 2020, Bolsonaro, em um de seus conhecidos arroubos, disse que demitiria o funcionário do Ministério da Economia que havia condicionado a criação do programa Renda Brasil ao fim do abono salarial e ao congelamento das aposentadorias. O funcionário era Waldery, homem de confiança do ministro Paulo Guedes.

 

Durante todo aquele dia, em que o presidente disse que não tiraria dos pobres para dar ao paupérrimos, Waldery esteve com a cabeça a prêmio. Especulou-se, inclusive, sobre vários nomes para substitui-lo. O tempo passou e o secretário continua firme e forte no cargo.

 

Agora, Bolsonaro quer demitir o presidente do Banco do Brasil porque ele anunciou um plano de reestruturação da instituição que prevê a demissão voluntária de 5 mil empregados e o fechamento de 361 pontos de atendimento, sendo 112 agências.

 

Crivo de Paulo Guedes

 

Esse plano, por sinal, passou pelo crivo do ministro Paulo Guedes e foi submetido a vários integrantes do Palácio do Planalto. Não se pode, portanto, dizer que Bolsonaro foi surpreendido com os ajustes propostos para o Banco do Brasil, que prevê economia de quase R$ 3 bilhões até 2025.

 

Um importante integrante da Esplanada diz que, assim como ocorreu em relação a Waldery Rodrigues, seria muito bom que Bolsonaro piasse no caso de André Brandão. Além de ser excelente profissional, o presidente do Banco do Brasil fez tudo às claras.

 

Além disso, o governo prometeu mundos e fundos para que Brandão deixasse o emprego no HSBC de Nova York e transferisse toda a sua vida para o Brasil. “Espero que Paulo Guedes faça valer a Justiça. Se deixar Bolsonaro demitir Brandão mostrará o quanto está fraco. Será uma injustiça”, afirma outro integrante da Esplanada.

 

Brasília, 11h55min