Bolsa reabre negócios com Petrobras. Ações caem 15%

Publicado em Economia

Depois de um período de suspensão dos negócios, a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) reabriu as compras e vendas de ações da Petrobras. Os preços dos papéis caíram, de imediato, 15%, acompanhando o comportamento das ações na Bolsa de Nova York.

 

Os investidores estão atônitos. A avaliação que eles fazem para a empresa é muito ruim. Com Pedro Parente à frente da petroleira, houve autonomia para a recuperação do caixa da companhia. Agora, teme-se que seja nomeado um político para a presidência da estatal.

 

Em resposta ao repúdio dos investidores à saída de Pedro Parente da Petrobras, os investidores correram para as ações da BRF Foods, da qual Parente é presidente do Conselho de Administração. Os investidores apostam que ele assumirá um cargo executivo na BRF. Não por acaso, as ações da companhia subiram 15%.

 

Planalto busca sucessor

 

O governo está correndo contra o tempo para tentar reduzir o estrago provocado pela demissão de Pedro Parente da Petrobras. Está a procura de um nome de peso para substituir o executivo, apontado como grande gestor. Mas não será fácil encontrar alguém técnico, devido às claras interferências que o Palácio do Planalto quer fazer na política de preços da estatal.

 

Temer está atrás de um executivo. Segundo assessores, já teria feito uma lista de nomes, mas, até agora, não houve nenhum convite formal. A estratégia é fazer um convite a alguém que não o recuse. Seria mais uma derrota para Temer. Por enquanto, a companhia será tocada, interinamente, por um integrante da diretoria atual. O nome deve sair ainda ao longo desta sexta-feira (01/06).