CBIFOT010620211080bolsa

Bolsa inicia a semana no vermelho e perde patamar de 110 mil

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

A Bolsa de Valores de São Paulo (B3) iniciou a última semana de abril no vermelho, perdendo o patamar de 110 mil pontos, com o mesmo clima de incertezas no mercado externo de sexta-feira, com perspectivas de altas dos juros nos Estados Unidos e de desaceleração da China, após a sinalização de bloqueio na capital da potência asiática devido à covid-19, que fez as ações das maiores empresas da B3, Vale e Petrobras, desabarem devido à queda nos preços futuros do minério de ferro e do petróleo.

 

O Índice Bovespa (IBovespa) registrava queda de 1,50%, a 109.421 pontos, por volta das 12h, acompanhando as bolsas internacionais que operam no vermelho em todos os continentes. Enquanto isso, o dólar subia 3% e era cotado a R$ 4,937 para a venda.

 

“Desde sexta-feira, estamos vivendo um acirramento da aversão ao risco: guerra na Ucrânia que não tem fim e entra no terceiro mês, intensificação do aperto monetário pelo Fed (Fed, banco central dos Estados Unidos), e China que vêm adotando medidas rígidas para conter o surto de covid-19 derrubam as commodities hoje”, explicou Newton Rosa, economista-chefe da SulAmérica Investimentos. “Em termos globais, na esteira da aversão ao risco, o dólar continua subindo”, acrescentou. Para ele, fatores internos não estão ajudando nessa valorização recente do dólar frente ao real, que vem registrando perdas como todas as demais moedas emergentes.

 

Eduardo Velho, economista-chefe da JF Trust Gestora de Recursos, lembrou que a curva de probabilidade de juros do Fed, atualmente entre 0,25% e 0,50% ao ano, deverá ficar superior a 3% ainda em 2022. “O Banco Central brasileiro, sem evidenciar uma taxa básica de juros (Selic) próxima de 14% ao ano mantém pressão do dólar”, afirmou.

 

Tensões domésticas

 

Na semana passada, o indulto do presidente Jair Bolsonaro (PL) concedido por decreto ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado por ampla maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes contra a democracia, também contribuiu para uma parcela da valorização do dólar e da queda na Bolsa.

 

André Perfeito, economista-chefe da Necton Investimentos, ressaltou que o real, nesta segunda-feira, é a divisa emergente que tem a a maior queda em relação aos outros pares e isto deriva de dois movimentos: a alta dos juros nos EUA e a questão política. “Os juros nos EUA caem apontando que os investidores correram para debaixo da saia do Tesouro norte-americano em busca de proteção. Neste sentido é natural ver as divisas perderem contra a moeda referência global. Contudo, há outros motivos que podem estar operando numa perda mais forte da moeda nacional. É inegável que os últimos dias foram de forte tensionamento institucional e dois casos devem ser citados”, acrescentou.

 

Para Perfeito, a questão envolvendo a graça concedida pelo presidente ao deputado Daniel Silveira contra uma decisão quase unânime do STF “vai se tornar uma fonte adicional de ruídos entre as duas instituições e que está longe de um desfecho”.

 

“Mais preocupante, contudo, foi a tensão criada entre o Ministro Barroso do STF e as Forças Armadas sobre a lisura das urnas eletrônicas. Este assunto cria um clima de instabilidade forte para o pleito de Outubro e este tema é central para muitos investidores internacionais que veem na estabilidade democrática um ponto fundamental pra investimentos de longo prazo”, acrescentou.

 

Para Perfeito, é difícil determinar se de fato estas questões políticas estão formando preço como se diz no jargão do mercado, mas ignorar estes temas não parece mais uma opção. “Está evidente que o mercado está de olho já na eleição e as rusgas trocadas por um ministro do supremo e as forças armadas não é um sinal alvissareiro”, acrescentou.