BC sentencia queda dos juros

Publicado em Economia

Ao prever inflação abaixo do centro da meta, de 4,5%, em 2017, o Banco Central praticamente sentenciou a queda da taxa básica de juros (Selic) ainda neste ano. A aposta da maior parte dos especialistas é de que o corte comece em outubro. A dúvida é sobre o tamanho: se de 0,25 ou de 0,50 ponto percentual.

 

Pela previsão do BC, segundo o relatório trimestral de inflação,o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2017 será de 4,4%, com probabilidade de 12% de estouro do teto da meta, de 6,5%, o que, na atual conjuntura, ninguém acredita.

 

O objetivo do presidente da autoridade monetária, Ilan Goldfajn, é iniciar o ciclo de redução da Selic e não interrompê-lo até que se chegue a um nível de equilíbrio, que estimule o crescimento da economia e, ao mesmo tempo, não pressione a inflação.

 

Dentro do Palácio do Planalto, a perspectiva é de que os juros comecem a cair em outubro e que o BC seja mais agressivo, com corte de 0,50 ponto, dos atuais 14,25% para 13,75% ao ano. É uma forma, no entender do presidente, Michel Temer, de dar um novo ânimo à economia.

 

Brasília, 09h09min