BC reduz a taxa Selic para 14% ao ano

Compartilhe

POR ANTONIO TEMÓTEO

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa básica de juros (Selic) em 0,25 ponto percentual, para 14,00% ao ano. Esse é o primeira corte em quatro anos. A decisão, tomada de maneira unânime pelo colegiado, era esperada pelo mercado. A divergência dos analistas, entretanto, era sobre o tamanho da queda. Com a diminuição nos preços dos alimentos e com o avanço do ajuste fiscal no Congresso Nacional, a autoridade monetária viu espaço para cortar a taxa.

A queda nos preços dos combustíveis, anunciada na semana passada pela Petrobras, também favoreceu a decisão do colegiado. Quem apostava em uma redução maior de juros, de 0,5 ponto percentual, acreditava que o BC levaria em consideração a profunda recessão econômica, as taxas reais elevadas em relação ao demais países e as perspectivas de que o valor do dólar não deverá apresentar grande volatilidade.

Entretanto, a autoridade monetária foi mais cautelosa diante das incertezas quanto a execução do ajuste fiscal, sobretudo do avanço da reforma da Previdência Social e do ritmo de arrefecimento da inflação. Os preços de serviços se mantém altos, mesmo com o encolhimento do setor.

Vicente Nunes