Bolsonaro2 Ex-presidente Jair Bolsonaro é acusado de liderar golpe no país

BC forçará mão nos juros para conter o risco Bolsonaro

Publicado em Economia

Se não faltar coragem à diretoria do Banco Central, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevará a taxa básica de juros (Selic) em um ponto percentual nesta quarta-feira (04/08), de 4,25% para 5,25% ao ano. Esse peso na mão tem a ver com o risco Bolsonaro.

 

Diante das loucuras cometidas pelo presidente, que tumultua o quadro político ao atacar o poder Judiciário, e da obsessão pela reeleição, ao exigir aventuras fiscais para garantir um Bolsa Família maior, o Banco Central precisa controlar as expectativas dos agentes econômicos.

 

Nesse cenário turbulento, as estimativas de inflação estão disparando, encostando nos 7% para este ano, ou seja, quase o dobro do centro da meta perseguida pelo BC, de 3,75%, e avançando para 4% em 2022, também acima da meta (3,5%).

 

O comportamento belicoso de Bolsonaro empurra o dólar para cima, uma pressão a mais sobre os índices de preços, que já vêm sofrendo com a carestia dos alimentos, dos combustíveis e da energia elétrica. Portanto, como o presidente não está disposto a dar trégua no seus ataques, o Copom terá de agir para não perder o controle da situação.

 

É o preço a se pagar: crédito mais caro para as empresas e os consumidores, investimentos menores no aumento da produção e consumo travado. Mas, para Bolsonaro, isso não importa. O que interessa mesmo para ele é a volta do voto impresso, isto é, do coronelismo e das fraudes nas eleições.

 

Brasília, 11h31min