BC estuda um novo formato para a fatura de cartão de crédito

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

 

O diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central (BC), Isaac Sidney Ferreira, detalha que técnicos da autoridade monetária estudam uma maneira de simplificar a fatura de cartão de crédito. “Precisamos de uma fatura mais simples, hoje ela possui muitos números”, detalhou durante o 12º Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento (CMEP).

 

Ferreira explica que atualmente não existe um padrão para as faturas e o novo formato auxiliará o cidadão a tomar melhores decisões e entender a sua vida financeira. Ainda não está definido como esse processo ocorrerá e se será necessário a publicação de uma resolução do BC para definir as regras para o tema.

 

Questionado pelo Blog sobre ot ema, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Fernando Chacon, diz não acreditar em padronização da fatura. Conforme ele, existem conversas sobre o tema com diversos órgãos de defesa do consumidor e com a própria autoridade monetária sobre o tema.

 

Entretanto, Chacon defende uma liberdade de atuação das empresas ao invés da definição de um padrão pelo regulador. Ele relembra que 80% das informações existentes nas faturas estão presentes no documento por força de leis federais e estaduais. “O campo livre chega a apenas 20%”, afirma.

 

O presidente da Abecs ainda ressalta que a fatura do cartão é mais uma das jabuticabas brasileiras porque em outros países consta apenas o valor total e mínimo para pagamento. “Aqui as faturas possuem o valor do rotativo, do parcelamento anterior. A quantidade de informação é enorme. Da para simplificar por meio de conceitos de design de serviços vamos tentar, de certa forma, criar uma padronização”, afirma.