BC e Tesouro fazem intervenção conjunta no mercado para conter nervosismo

Publicado em Economia

Não está fácil a vida do governo. A crise de confiança detonada pela eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos levou o Banco Central e o Tesouro Nacional a fazerem uma intervenção conjunta no mercado para tentar acalmar os ânimos dos investidores.

 

No mercado de câmbio, além de rolar 20 mil contratos de swap cambial tradicional (espécie de venda futura de dólar) que vencem em 1º de dezembro, o BC vai ofertar, na quarta-feira, 16 de novembro, 10 mil contratos extras com o intuito de conter a arrancada da moeda norte-americana, que encerrou as negociações de hoje a R$ 3,443, com alta de 1,42%. No total, essas operações vão movimentar US$ 1,5 bilhão. Desde que foi anunciada a vitória de Trump, o dólar subiu quase 9%.

 

Já o Tesouro Nacional informou que, diante “da forte volatilidade observada no mercado desde o resultado das eleições nos EUA”, fará programa de leilões diários de compra de Notas do Tesouro Nacional série F (NTN-F) com vencimentos em 01/01/2021, 01/01/2023, 01/01/2025 e 01/01/2027. Os leilões serão realizados em 16, 17 e 18 de novembro, às 11h30. Em períodos de normalidade, os leilões de títulos são feitos uma vez por semana, sempre às quintas-feiras.

 

O Tesouro ressaltou ainda que cancelou os leilões de venda de Letras do Tesouro Nacional (LTN) e de NTN-F marcados para a próxima quinta-feira. Segundo o órgão, tanto o cancelamento dos leilões quanto as compras diárias de papéis têm por objetivo “fornecer suporte ao mercado de títulos públicos, garantindo o bom funcionamento desse e de outros mercados correlatos”.

 

Brasília, 18h54min