Banco Central
Banco Central Foto: Breno Fortes/CB/D.A Press Banco Central

BC diz que bancos vão trabalhar para superar falhas do open banking

Publicado em Economia

O Banco Central afirmou, em nota enviada ao Blog, que as instituições financeiras vão trabalhar durante todo o fim de semana para corrigir os problemas que atrapalharam a implantação da segunda fase do open banking nesta sexta-feira (13/08). A perspectiva é de que tudo esteja resolvido até a próxima segunda-feira (16/08).

 

Segundo o BC, “ajustes pontuais são naturais e esperados no início de funcionamento de qualquer solução complexa e inovadora, motivo pela qual optamos por uma estratégia de lançamento progressivo desta fase, com limites operacionais”.

 

Para a autoridade monetária, o open banking, que permite o compartilhamento entre as instituições de dados da clientela, é irreversível e tornará o sistema financeiro mais competitivo, eficiente e inclusivo. O BC acredita na queda dos juros às empresas e aos consumidores.

 

Veja a íntegra da nota do Banco Central:

 

“Na data de hoje (13/08) houve o lançamento da fase 2 do Open Banking, que se refere ao compartilhamento de dados cadastrais e transacionais, a critério dos clientes.
 
É preciso destacar que, dentro da arquitetura do Open Banking, as instituições participantes conectam-se diretamente, baseada nas especificações técnicas definidas pelo mercado, não havendo nenhuma dependência operacional em relação ao Banco Central.
 
Mesmo tendo ocorridos testes bilaterais entre as instituições nas últimas semanas, ocorreram dificuldades técnicas nas tentativas de conexão entre as instituições. Ajustes pontuais são naturais e esperados no início de funcionamento de qualquer solução complexa e inovadora, motivo pela qual optamos por uma estratégia de lançamento progressivo desta fase, com limites operacionais.
 
As instituições participantes trabalharão ao longo do fim de semana para que os ajustes necessários estejam implantados até a próxima segunda.
 
O Open Banking é uma iniciativa prioritária do Banco Central, prevista na Agenda BC#, que fará entregas ao longos dos próximos anos, com vistas a criar as bases e os fundamentos para um sistema financeiro mais inovador, eficiente e inclusivo.”

 

Brasília, 20h15min