BC precisa reprovar compra da XP pelo Itaú, diz conselheira do Cade

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

 

Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, a economista Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt, conselheira do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), afirmou que o Banco Central (BC) precisa reprovar a fusão entre a corretora XP Investimentos e o banco Itaú Unibanco.

 

Ela era uma das convidadas da audiência pública que debatia os spreads bancários brasileiros e possíveis inovações para reduzir essas taxas no país. Vale lembrar que somente Cristiane e outro conselheiro votaram contra a operação, que ainda será analisada pela autoridade monetária.

 

Durante a audiência pública ela alertou que o mercado bancário brasileiro é concentrado e operações como a compra da XP pelo Itaú atrasam o processo de desbancarização e não favorecem concorrência. “O Itaú comprou a XP porque a corretora está incomodando demais e o banco via uma migração de clientes”, detalhou.

 

Cristiane ainda questionou a brecha deixada pelo órgão antitruste ao após aprovar o ato de concentração.“Uma vez que o Cade aprova o maior banco comprando a maior plataforma independente, como o conselho pode frear a compra de qualquer outro banco menor, de uma plataforma menor?”, afirmou. “Eu não sei. Eu posso até reprovar, porque votei contra. Mas o Cade eu não sei.”