BC decreta liquidação extrajudicial da corretora Gradual

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

 

O Banco Central (BC) decretou a liquidação extrajudicial da Gradual Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários.  com sede em São Paulo. Conforme a autoridade monetária, a decisão foi tomada após graves violações às normas legais e regulamentares que disciplinam a atividade da companhia.

 

Entre os problemas identificados pelo BC estão o comprometimento de sua situação econômico-financeira e a existência de prejuízos que sujeitam a risco anormal seus credores. O regulador do sistema financeiro ainda informou que a Gradual não possui ínculos com qualquer conglomerado bancário.

 

Além disso, a autoridade monetária informou que a empresa tem em baixa relevância no Sistema Financeiro Nacional, representando apenas 0,003% do ativo total e 0,07% dos recursos administrados de terceiros e foi responsável por 0,04% do movimento total de câmbio realizado no 4º trimestre de 2017.

 

O BC ainda detalhou que está adotando as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades pelos fatos que resultaram na liquidação. Com isso, os bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição ficam indisponíveis.