Bancos serão obrigados a trocar cédulas falsas

Publicado em Sem categoria

POR ANTONIO TEMÓTEO

Os clientes que sacarem cédulas falsas em caixas eletrônicos poderão requerer a troca imediata do papel moeda em qualquer agência da instituição financeira da qual é correntista. O Banco Central (BC) publicou esta tarde uma circular com essa determinação. A medida vale para saques realizados até em terminais 24 Horas.

Os beneficiários de programas sociais, como Bolsa Família, e os aposentados que não têm conta corrente devem procurar qualquer agência do banco onde sacaram o dinheiro para fazer a troca. O banco é obrigado a trocar o dinheiro suspeito imediatamente.

O cidadão não precisa registrar boletim de ocorrência. Os bancos têm os registros de saques efetuados, inclusive nos caixas eletrônicos. Quando uma pessoa recebe, sem perceber, dinheiro suspeito de falsificação em outras circunstâncias, como no comércio, deve procurar qualquer agência bancária e entregar a cédula ou moeda metálica.

A instituição financeira anotará os dados da pessoa e enviará a cédula ou moeda metálica para análise do BC. Se ficar comprovado que a cédula é legítima, o cidadão será ressarcido pelo banco. Caso fique comprovado que a cédula é falsa, não haverá reembolso.