Banco panamenho FPB Bank pertence ao brasileiro Nelson Nogueira Pinheiro

Publicado em Economia, Sem categoria

A Polícia Federal descobriu, por meio da Operação Caça Fantasmas, um desdobramento da Lava-Jato, que o banco panamenho FPB Bank operava ilegalmente no Brasil e estranhou a presença de vários brasileiros na direção da instituição. Pois o dono do banco é Nelson Nogueira Pinheiro, de uma tradicional família cearense. O banco com sede no Panamá é controlado por meio do grupo Brickell, que também é dono da empresa de alimentos Ducoco.

 

Pinheiro foi acionista do antigo banco BMC, controlado por seus familiares. Ele fundou, com os irmãos Jaime e Norberto, o Banco Pine. Mas acabou saindo da sociedade por divergências.

 

Em sua apresentação no site institucional, o FPB Bank diz que é uma instituição bancária, também autorizada a atuar como corretora de valores, que oferece produtos e serviços a um seleto grupo de pessoas e empresas.

 

O banco diz contar “com o respaldo do grupo empresarial do seu acionista, que possui mais de quarenta anos de trajetória no mercado financeiro”. Diz ainda ter mais de 1,2 mil empregados no Brasil, no Panamá e nos Estados Unidos e atuar em vários setores, como o agroindustrial.

 

“O nosso acionista pertence à segunda geração de uma família brasileira de banqueiros, reconhecidos por enaltecer e partilhar valores tais como o compromisso em longo prazo, a responsabilidade, a ética e a busca da excelência. Temos relações com instituições de primeira linha na Europa e Estados Unidos da América para os serviços de correspondente bancário, custódia de títulos mobiliários, liquidação de operações, entre outros”, diz a instituição.

 

O FPB Bank diz mais: “Trabalhamos com uma estrutura tecnológica em tempo real e multi-moedas, que permite oferecer um serviço de elevada qualidade, um controle eficiente e informações completas aos nossos clientes. Consideramos uma fortaleza da nossa organização, a atenta e periódica vigilância exercida pelo Conselho de Administração no cumprimento das políticas e saudáveis práticas bancárias, particularmente no que se refere aos assuntos de cumprimento de normas e leis, auditoria e administração de riscos”.

 

Para concluir, o banco avisa: “Estamos localizados no complexo Torres de las Américas (casa matriz) e no térreo de Oceania Business Plaza (front office) da cidade do Panamá, com todas as comodidades e facilidades para que os clientes recebam um incomparável serviço”.

 

Brasília, 16h01min