cbpilu200720151484-6534134

Baixa adesão de greve de caminhoneiros ajuda B3 fechar no azul. Dólar sobe

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

A baixa adesão da greve dos caminhoneiros ajudou a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) encerrar o primeiro pregão de novembro no azul. Mas não evitou uma nova alta do dólar, que encerrou as negociações desta-segunda-feira (1°/11) com alta de 0,43%, cotado a R$ 5,67, refletindo cautela dos investidores em relação às incertezas da semana, que será curta devido ao feriado de Finados, amanhã.

 

“A greve dos caminhoneiros pelo visto não teve muita adesão, e,  por isso, não criou um novo fato preocupante, e a Bolsa acabou acompanhando o mercado externo com a ausência de uma crise maior”, explicou Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos.  O medo de multa ajudou a esvaziar as manifestações, segundo os motoristas.

 

Apesar de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltar a criticar os reajustes da companhia e antecipar mais um aumento nos combustíveis “daqui a 20 dias”, os dados mais fortes da companhia ajudaram a B3 a ficar no campo positivo, de acordo com o analista.

 

O Índice Bovespa fechou o dia de hoje a 105.550 pontos, com alta de 1,98% em relação aos dados de sexta-feira (29/10). Os papéis do Banco Inter tiveram as maiores valorizações no dia, mas a Petrobras, uma das ações mais negociadas na B3, também apresentou elevação de 3,71% (preferenciais) e de 3,72% (ordinárias). 

 

“A Petrobras teve uma recuperação interessante e ainda falou que vai investir mais. É uma sinalização muito boa, porque a estatal investe nove vezes mais do que a Telefônica, que é a segunda empresa que mais investe internamente. A Petrobras costuma representar entre 5% e 10% de todos os investimentos feitos no país”, afirmou. “Achei muito boa a notícia de que revisará os R$ 55 bilhões para cima”, acrescentou.

 

Menor nível em um ano

 

Arnaldo Lima, diretor de Estratégias Públicas do Grupo Mongeral Aegon (MAG), lembrou que, apesar de iniciar novembro no campo positivo, o Índice Bovespa, está “no menor nível em quase um ano”.

 

A alta de 1,98% hoje permitiu um maior alinhamento com as bolsas internacionais, que também tiveram alta hoje, e foi potencializada com a menor preocupação do mercado em relação à greve dos caminhoneiros, aliada a fala do presidente que a Petrobrás divulgará um aumento no combustível em 20 dias”, disse Lima. Ele lembrou que o aumento do preço futuro petróleo, puxado pela expectativa de manutenção da produção pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), ” também influenciou positivamente na alta das ações da Petrobras hoje”.

 

As expectativas para o mercado financeiro, no entanto, estão cada vez mais pessimistas. A mediana das previsões do mercado para o crescimento do país, contabilizadas pelo boletim Focus, do Banco Central, foram revisadas novamente para baixo, em um claro sinal de perda de confiança no atual governo.

 

A estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano e do próximo passaram para 4,94% e 1,20%, respectivamente. Já as projeções de inflação em 2021 subiram pela 30ª semana consecutiva e já estão em 9,17%. “Focus veio ruim mas como esperado, e vai piorar mais”, alertou Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados.