Ataques do Irã mexem com os mercados. Bolsas caem e petróleo sobe

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

Os ataques do Irã a pelo menos duas bases que abrigam forças norte-americanas no Iraque, na noite desta terça-feira (07/01), mexeram com os mercados futuros, com bolsas caindo e petróleo subindo. A expectativa é que a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) tenha novo dia de queda amanhã.

 

Logo após as primeiras notícias sobre o primeiro bombardeio de mísseis em Bagdá, os índices futuros das bolsas dos Estados Unidos, recuaram pouco mais de 1%. Enquanto isso, os contratos do barril do petróleo tipo Brent com vencimento em fevereiro eram negociados em alta de 3,38%, a US$ 64,79. O ouro também registrou valorização, subindo 1,23% na sequência das notícias sobre o ataque iraniano.

 

A resposta do Irã ao bombardeio dos Estados Unidos  aconteceu depois dos três dias de luto em homenagem ao general da Guarda Revolucionária Islâmica, Qasem Soleimani, morto no último dia 3 em decorrência de um ataque de míssil americano ao veículo ocupado pelo militar em Bagdá.  Ainda não foram divulgados os danos do ataque, mas o Pentágono disse que “tomará todos as medidas necessárias para defender os americanos, parceiros e aliados na região”, segundo as agências de notícias.

 

“Apesar dessa retaliação do Irã ser esperada, o mercado futuro já está reagindo negativamente e acho que vamos ter um dia de queda amanhã nas bolsas, com petróleo em alta”, apostou o economista-chefe da Necton Investimentos, André Perfeito. Ele estima que, se os EUA revidarem e o Irã fechar estreito de Ormuz, pode haver um impacto maior nos preços do petróleo.  “Esse cenário pode ser positivo para as ações de algumas empresas, como Petrobras, que devem valorizar. Mas estou curioso para ver como é que o dólar vai se comportar, porque ele deve subir de forma mais difusa, gerando preocupação com a inflação um pouco mais à frente”, destacou.

 

O Índice Bovespa encerrou hoje com queda de 0,18%, a 116.662 pontos. O dólar fechou a R$ 4,07, com alta de 0,07%.