Arnaldo Lima deixará Planejamento para ser diretor do Funpresp

Publicado em Economia

Assessor especial do Ministério do Planejamento, Arnaldo Lima trocará a Pasta pela diretoria de Seguridade do Funpresp-Exe, o fundo de pensão dos servidores federais que entraram no governo depois de 2013, já sob as regras da Previdência aprovadas no governo Lula e regulamentadas na gestão de Dilma Rousseff.

 

A perspectiva é de que Lima assuma o novo posto no fim de fevereiro para um mandato de três anos, que pode ser renovado. Ele substituirá José Pinheiro de Miranda, funcionário de carreira do Banco do Brasil, que renunciou ao cargo em janeiro último.

 

O Funpresp-Exe tem registrado forte expansão. Desde que o presidente Michel Temer colocou o projeto de reforma da Previdência na rua, muitos servidores que entraram no governo antes de 2013 estão migrando para a fundação, acreditando que terão aposentadorias melhores. O fundo também abriga servidores do Legislativo.

 

Segundo o Funpresp-Exe, a contribuição média mensal dos servidores do Executivo é de R$ 305,55 e a dos funcionários do Legislativo, de R$ 1.535,60. A rentabilidade média do fundo ficou próxima de 10% no ano passado.

 

Brasília, 20h35min