Banco do Brasil
Banco do Brasil Foto: Edson Gês/CB/D.A Press Banco do Brasil

André Brandão tomará posse no Banco do Brasil nesta terça

Publicado em Economia

Depois de muita espera, André Brandão tomará posse na presidência do Banco do Brasil nesta terça-feira (22/09). O presidente Jair Bolsonaro já assinou a nomeação do executivo, que será publicada no Diário Oficial da União. A posse será fechada, com a presença de Bolsonaro e poucos convidados, às 10h da manhã.

 

Brandão deixou o HSBC nos Estados Unidos. O executivo, que substitui Rubem Novaes, chega em um momento desafiador para o Banco do Brasil, diante das rápidas mudanças pelas quais o mercado bancário está passando. Seu maior desafio será manter intocável o espaço que o BB ocupa hoje no sistema num ambiente muito mais competitivo.

 

Brandão também terá de reconquistar a confiança dos empregados do Banco do Brasil, que temem pela privatização da instituição. Seu antecessor, desde que pisou no BB, teve como única missão preparar o banco para a venda ao setor privado.

 

Em live recente, Bolsonaro descartou a transferência do controle acionário do Banco do Brasil para a iniciativa privada. O presidente ressaltou que nem o BB nem a Caixa Econômica Federal serão privatizados. Mas a desconfiança entre os empregados do banco é grande.

 

Quem é o novo presidente do BB

 

André Guilherme Brandão, 55 anos, é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Mackenzie (SP). Tem 34 anos de experiência no mercado financeiro. Trabalhou no HSBC por mais de 20 anos em diferentes funções, inclusive como chefe global do banco para as Américas e para a Europa.

 

Também nesse período, exerceu os cargos de presidente da corretora do HSBC nos EUA e de presidente do HSBC Brasil. Anteriormente, trabalhou no Citibank como chefe da área de estruturação de produtos e de vendas institucionais.

 

Brasília, 17h41min