Luis Otavio Crédito: ABC Brasil/Divulgação. Luís Otávio de Souza Leal, economista-chefe do Banco ABC Brasil.

Alfa: Aumento da gasolina vai pressionar a inflação de novembro em 0,45 ponto

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

A Petrobras anunciou hoje novos aumentos nos preços da gasolina e do diesel, de 7,05% e 9,15%, respectivamente, anunciado nesta segunda-feira (25/10) pela estatal, e a medida causará um impacto de 0,45 ponto percentual no indicador da inflação oficial de novembro, pelas estimativas do economista-chefe do Banco Alfa, Luis Otávio de Souza Leal. Ele elevou de 8,7% para 9% a previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 12 meses até novembro por conta desse reajuste.

“Como já considerávamos que haveria algum aumento ao longo do próximo mês, a pressão adicional dessa elevação de preços sobre as nossas projeções para o IPCA de novembro será de 0,20 ponto percentual, passando de 0,40% para 0,60%”, explicou. “Ainda estamos considerando algumas hipóteses a respeito do comportamento dos alimentos até o final do ano e esperando o resultado do IPCA-15 de amanhã, mas, a princípio, as projeções para o IPCA 2021 passariam dos atuais 8,7% para 9,0%, com viés de alta. Esse viés se impõe devido a defasagem que ainda existe nos preços internos dos combustíveis e que foi apenas minimizada pela elevação dos preços de hoje”, acrescentou. Leal prevê que, em dezembro, o IPCA encerrará o ano acumulando alta de 9%. “Nessa atual conjuntura, a inflação continuará em patamares elevados”, lamentou.

 

Nesta segunda-feira, o Banco Central divulgou novas estimativas do mercado para os principais indicadores macroeconômicos. A mediana das previsões para o IPCA deste ano foram revisadas para cima pela 29 semana consecutiva, passando de 8,68% para 8,96%. Para 2022, as expectativas saltaram de 4,18% para 4,40%.