Abrasel e MasterCard chegam a acordo, mas Cade ainda vai investigar

Publicado em Economia

RODOLFO COSTA

 

A MasterCard chegou a um acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e decidiu voltar atrás na decisão de elevar em 40% a taxa de intercâmbio para os empresários do setor alimentício. No entanto, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ainda vai investigar a gigante do segmento de meios de pagamento por suspeitas de práticas anticompetitivas. A decisão será formalmente anunciada ainda nesta segunda-feira (30/9).

 

O Cade foi provocado a se manifestar a pedido de entidades como a própria Abrasel, conforme o Blog revelou. O acordo firmado entre MasterCard e Abrasel, no entanto, não limita a autonomia do conselho em dar continuidade a investigações sobre a taxa de intercâmbio, percentual cobrado dos lojistas pelas máquinas de cartão. A tarifa é determinada pela bandeira e é utilizada para pagar o banco emissor do cartão.

 

Da parte da Abrasel, no entanto, a entidade se sente satisfeita com o acordo firmado junto à MasterCard. “Estamos dando por encerrado o assunto.  Chegamos a um bom acordo para todos e, principalmente, para os milhões de consumidores que, diariamente, demandam serviços de bares e restaurantes em todo o país”, destacou o presidente nacional, Paulo Solmucci. Aos empresários do setor, a taxa de intercâmbio praticada pela MasterCard voltará a ser estipulada em 0,75%, não mais em 1,05%.