1df11133-6891-4d85-9d22-e08f0a33cc3f

A real de Portugal: português rouba brasileiro em academia e é preso

Publicado em Economia

Um português foi preso na tarde de quarta-feira (03/01) depois de roubar um brasileiro em uma academia de ginástica em Lisboa. O brasileiro havia deixado todos os seus pertences, inclusive celular e cartões bancários, em um armário, trancado com um cadeado.

 

O brasileiro só se deu conta do roubo quando retornou ao banheiro onde ficam os armários disponibilizados aos frequentadores da academia, que faz parte da rede Fitness Hut. O cadeado da porta do armário dele estava arrombado.

 

Ao comunicar o roubo aos responsáveis pela academia, que fica no bairro de Santos, o brasileiro descobriu que o português havia surrupiado os pertences de outras cinco pessoas, duas naquele dia e três no dia anterior. Coincidentemente, todas estrangeiras.

 

Ladrão estava matriculado em seis academias

 

O brasileiro decidiu registrar o roubo junto à Polícia de Segurança Pública (PSP), o que ocorreu às 13h. Quatro horas depois, ou seja, às 17h, os agentes já haviam identificado o ladrão. Isso foi possível por meio do cruzamento dos registros de frequência na academia.

 

A polícia descobriu ainda que o português estava matriculado, no total, em seis academias, muito provavelmente, para roubar o que fosse possível. Não se sabe, porém, se ele agia sozinho ou fazia parte de uma quadrilha.

 

Para não chamar a atenção dos funcionários da academia, o português não levava os objetivos roubados de uma única vez. Ele mantinha um armário trancado, onde escondia tudo o que havia furtado. Aos poucos, ia retirando os itens surrupiados.

 

Das seis vítimas em apenas dois dias, incluindo o brasileiro, dois são chineses, que mal falam português. Todos tiveram de comparecer à delegacia após a prisão do ladrão para registrar queixas e resgatar os pertences que os policiais conseguiram recuperar com o bandido.

 

Brasileiro elogia rapidez da polícia

 

O brasileiro que originou a caçada ao português ladrão elogia o trabalho da PSP, que, em todo momento, se mostrou prestativa para elucidar rapidamente o caso. “Entre o registro da queixa e a prisão, foram apenas quatro horas”, reforça ele, que prefere não se identificar.

 

Os brasileiros estão hoje entre os principais frequentadores das academias de Portugal. O grande fluxo de cidadãos do Brasil para território luso desde 2017 fez ampliar esse mercado, que é um dos que mais crescem atualmente no país.

 

Oficialmente, a comunidade brasileira soma hoje mais de 400 mil cidadãos legalizados, quase 40% dos estrangeiros que moram em Portugal. Há ainda cerca de 200 mil com dupla nacionalidade e mais de 150 mil estão à espera da documentação.