A real de Portugal: país recebeu 1,1 milhão de turistas brasileiros em 2023

Publicado em Economia

Os brasileiros não economizaram nas visitas a Portugal em 2023. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o país europeu recebeu 1,1 milhão de turistas oriundos do Brasil, 19% a mais do que o registrado no ano anterior.

 

Os brasileiros, muitos com parentes em Portugal, representaram o sexto grupo de turistas mais presentes em terras lusitanas, atrás dos viajantes da Espanha, do Reino Unido, dos Estados Unidos, da França e da Alemanha.

 

Maio foi o mês em que os brasileiros mais aportaram em Portugal, com 116 mil desembarques em território luso. A preferência dos turistas foi por Lisboa e região metropolitana, o Norte do país e o Algarve, com suas belas praias.

 

No total, Portugal registrou mais de 30 milhões de turistas circulando por todas as regiões no ano passado, sendo 18,2 milhões de estrangeiros. Esses números são recordes.

 

Em média, os turistas estrangeiros ficaram três noites em Portugal e ajudaram a movimentar a economia do país. O setor representa mais de 15% do Produto Interno Bruto (PIB) e foi fundamental para o crescimento de 2,3% nas somas das riquezas em 2023.