Os motorista de transportes por aplicativos em Portugal estão recorrendo a uma irregularidade que se tornou frequente em cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo.
Sob a alegação de que os combustíveis estão caros, dizem que só aceitam ligar o ar-condicionado dos carros se os passageiros pagarem as tarifas mais altas. O serviço, afirmam, não está incluído nos preços da base da tabela.
Com o calor ainda elevado em Portugal, passageiros estão tendo de ficar com os vidros abertos para não tornar as viagens ainda mais desconfortáveis. Um motorista disse ao Blog que, “quem quer conforto, tem de pagar por ele”.
A aberração está pegando muito gente de surpresa. “Fiquei atônita quando pedi ao motorista para ligar o ar-condicionado e ele me disse que a tarifa que eu tinha pago era a mínima, portanto, que aguentasse o calor”, conta a doutoranda Cristina Gonçalves.
Importação portuguesa
É importante ressaltar que não são todos os motoristas por aplicativos que recorrem ao abuso. Os que se acham mais espertos costumam fazer ponto no Aeroporto de Lisboa.
No Rio de Janeiro, uma motorista, quando indagada se poderia ligar o ar-condicionado do carro dela, foi enfática: “Você quer me quebrar? Ar-condicionado só no Uber Confort, não no Uber X”.
Como se vê, os portugueses não se acanham em importar o que veem de errado no Brasil quando acreditam que vão se dar bem. A boa notícia para os passageiros é que o outono começa a dar as caras de verdade e a temperatura vai cair.