A real de Portugal: força e união em festival para mulheres

Publicado em Economia

Mulheres de todas as idades e formação vão se reunir neste sábado (16/03) em um grande festival que será realizado na Fábrica do Braço de Prata, em Lisboa, Portugal.

 

O objetivo do evento, diz a organizadora Adélia Pauferro, é a troca de experiências, com reflexão sobre o papel das mulheres onde quer que ela esteja. O encontro, batizado de “M de Potência — Mulheres em Movimento”, ocorre uma semana depois das eleições em Portugal, que levaram o país a dar uma guinada para a direita.

 

“Vamos tratar, neste encontro, de temas essenciais, como educação, saúde, violência doméstica, racismo, xenofobia, impactos da decolonização, preconceito dentro da comunidade LGBTQIA+ e outros tantos assuntos de interesse de nós, mulheres”, diz Adélia.

 

Haverá palestras, depoimentos, debates, aulas diversas, mas também muita diversão. Estão previstos ao longo do dia — o evento vai das 10h da manhã às 2h da manhã — vários show, exposições de artesanatos, peças de teatro, oficinas e muita gastronomia.

 

“Queremos trabalhar com o coletivo, para que as mulheres tenham, de fato, o seu lugar de fala”, acrescenta a organizadora. “Será muito interessante, porque teremos mulheres de vários países, todas relatando e trocando experiências”, ressalta.

 

Segundo Adélia, todo o evento será gratuito, para que mais pessoas possam participar, inclusive interagindo com os convidados. “A diversidade falará alto neste encontro. Vamos reunir mulheres de diferentes nacionalidades, etnias, religiões e classes sociais”, frisa