Portugal Novo primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro diz que país vai controlar a imigração

A real de Portugal: brasileiros já compraram mais de 250 mil imóveis no país

Publicado em Economia

As estimativas do Itamaraty apontam que cerca de 400 mil brasileiros estão vivendo em Portugal, conta que inclui aqueles que têm dupla nacionalidade. Especialistas, porém, falam que essa comunidade passa de 500 mil pessoas.

 

Independentemente do número real, o certo é que o mercado imobiliário português não tem do que reclamar. Levantamento realizado pela empresa Porta da Frente Christie’s revela que os brasileiros já compraram mais de 250 mil imóveis em Portugal.

 

Um detalhe chama a atenção no estudo: o gosto dos brasileiros por imóveis de alto valor. Não à toa, o tíquete médio do preço de compra de casas e apartamentos chega a 1,369 milhão de euros, o equivalente a R$ 7,5 milhões.

 

Os brasileiros que puxam esse valor para cima se concentram, principalmente, nas áreas mais nobres de Lisboa, em Oeiras e em Cascais, onde se ouve mais o sotaque do Brasil do que o acento do português de Portugal.

 

A principal justificativa para a migração de brasileiros para Portugal é a segurança no país europeu, que aparece em várias pesquisas como o sexto mais seguro do mundo. Eles também querem casas espaçosas, se possível, próximas à praia.

 

Além dos brasileiros, movimentam o mercado de imóveis em Portugal os chineses, os franceses, os ingleses e os alemães. Quem mais sofre com esse movimento, que puxa os preços das moradias para cima, são os portugueses, que estão sendo expulsos dos grandes centros urbanos.

 

O valor dos imóveis subiu tanto nos últimos três anos, para compra e para aluguel, que o governo baixou uma série de medidas para tentar conter a especulação. Mas, por enquanto, o efeito dessa intervenção foi nulo.