A dependência de terceiros depois da aposentadoria

Publicado em Economia

HAMILTON FERRARI

Ninguém quer envelhecer dependendo de outras pessoas. Mas, infelizmente, nem sempre é possível. Não por acaso, depender de outras pessoas é algo que preocupa o brasileiro na hora de se aposentar.

 

Recorte da Pesquisa de Preparo para a Aposentadoria, conduzida pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, aponta que 19% dos trabalhadores brasileiros com alta exigência física (profissionais de áreas como agricultura, construção civil, equipes de emergências, entre outras) associam a aposentadoria à dependência de terceiros.

 

E os motivos para se preocupar não acabam por aí: para 42% dos trabalhadores brasileiros desses segmentos, a possível redução dos benefícios da previdência pública é uma das tendências globais que mais afeta seu planejamento de aposentadoria.

 

“É necessário que esses indivíduos assumam cada vez mais responsabilidade para poupar, investir, planejar e, em última análise, autofinanciar uma parte maior da renda de aposentadoria. O mundo está se reinventando, na busca para manter sistemas de previdência sustentáveis que ofereçam dignidade às pessoas na hora de envelhecer e se aposentar”, comenta Leandro Palmeira, diretor de Pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, responsável pelo estudo no país.

 

Brasília, 10h29min