75% da população discordam de atos terroristas em Brasília. Metade culpa Bolsonaro

Publicado em Economia

Os brasileiros, em maioria, são a favor da democracia. Pesquisa realizada pelo Instituto AtlasIntel aponta que 75,8% discordam da invasão aos Três Poderes do domingo (08/01) em Brasília. Para 50,2%, o ex-presidente Jair Bolsonaro é o culpado pelos atos terroristas.

 

O levantamento aponta, ainda, que 69% consideram correta a decisão do presidente Lula de decretar intervenção federal no sistema de segurança do Distrito Federal. Outros 25,7% dizem discordar e 5,4% não sabem. Quanto ao afastamento do governador Ibaneis Rocha, 50,1% aprovam.

 

Para 53% dos respondentes, a invasão aos símbolos da democracia — o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) — é completamente injustificada. E, para 56,4%, Lula não só venceu as eleições em outubro último, como ganhou mais votos.

 

Chama a atenção, ainda, na pesquisa realizada pela AtlasIntel, o fato de o radicalismo estar enraizado na sociedade brasileira. No entender de 10,5% dos brasileiros ouvidos, os ataques ao coração da República são justificados e 27,5% dizem que são justificados em parte.