Integração de boletos ocorrerá julho

Publicado em Economia

POR MARGARETH LOURENÇO

 
A partir de julho — e não, conforme inicialmente previsto, em março — vai ser possível pagar boletos de cobrança vencidos em qualquer banco. O novo prazo, estabelecido para permitir adequações tecnológicas, ainda será oficialmente anunciado ao mercado. Essa nova plataforma de cobrança vai modernizar o sistema de boletos de pagamento, trazendo maior comodidade e segurança para toda a sociedade.

 

Cada documento estará registrado em um sistema único, com o nome e o CPF do cliente. Assim, ninguém pagará por engano um boleto fraudado. São muitos os casos de pessoas que chegaram a perder o carro ou outro bem caro por depositar ao longo de vários meses as prestações na conta de um estelionatário.

 

Outra vantagem é que o sistema impedirá os consumidores de desembolar o valor do boleto em duplicidade. Isso ocorre hoje se alguém pagar o documento que recebeu pela internet e, por engano, também fizer a operação com o que chegou pelos Correios. O sistema começará a valer em julho com os valores mais altos, acima de R$ 50 mil. Até o fim do ano, vai incluir todos os tipos de pagamento.