CBPILU261020150105JUROS Crédito: Thiago Fagundes/CB/D.A Press.

39% dos brasileiros pretendem gastar menos em 2022, diz pesquisa

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

Com a renda das famílias encolhendo, a inflação em dois dígitos corroendo o poder de compra do brasileiro e fazendo a gasolina disparar quase 50% em 2021, o consumidor brasileiro não tem dúvidas. Vai economizar em 2022, de acordo com estudo realizado pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo. A pesquisa revela que 39% dos brasileiros pretendem gastar menos neste ano e 29% pretendem manter a rotina de compra pela internet.

 

“A entrada de um novo ano incentiva as pessoas a fazerem o que não fizeram, traçar planos e buscar realizações para as metas pessoais, profissionais e financeiras. Elas tendem a se planejar com otimismo para o futuro. No estudo, notamos que as expectativas de retorno à ‘rotina normal’ predominam, pois os brasileiros desejam o fim da pandemia”, disse Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora do estudo realizado em parceria com a Score Group, empresa de data retail e shopper experience da B&Partners.

 

A pesquisa  ‘Pulso Expectativa 2022’ da Hibou ouviu 1.836 pessoas de diversas faixas etárias e rendas salariais entre os dias 9 e 13 de dezembro. Segundo o levantamento, 52% dos entrevistados disseram que entraram no ano novo com as contas em dia e 12% afirmam que estarão com dinheiro sobrando. Outras 36% declararam que vão iniciar o ano com dívidas, das quais 26% afirmaram que os valores devidos ultrapassam os R$15 mil.

 

Para 2022, as escolhas sobre os locais de compras tendem a ser as mesmas de 2021, sendo que 30% vão comprar tanto em lojas físicas quanto online; enquanto 29% pretendem manter as compras pela internet; e 8% querem comprar mais em lojas físicas.

 

Os bares e restaurantes ainda não são um ambiente seguro para um terço da população: 34% dos brasileiros ainda não se sentem confortáveis para ir a lugares fechados. Neste início de ano, 17% afirmaram que ficarão em casa, pois acreditam que ainda não é hora de reunir os amigos; e 14% pretendem continuar curtindo com a turma em casa, pedindo bebidas e petiscos.

 

Logo, o entretenimento pelas telas do celular ou do computador e os serviços de streaming na TV têm a preferência de 31% dos brasileiros que desejam maratonar mais séries em 2022. Apenas 4% querem participar de eventos remotos, como shows e encontros sem sair de casa.

 

Carnaval

 

O estudo indica também que há incertezas sobre os eventos que movimentam o carnaval deste ano. A expectativa de 45% dos brasileiros é de passar a data festiva em casa, pois não se sentem seguros para sair. Com isso, 44% vão aproveitar o feriado para descansar, 38% pretendem ficar em casa maratonando filmes ou séries e 24% vão passar mais tempo com a família.